domingo, 30 de setembro de 2012

As 21 maravilhas - SOLAR RANGEL DE CAMARGO


SOLAR DOS RANGEL DE CAMARGO

Monumento estadual por seu valor histórico e arquitetônico, a casa (ao lado) do Capitão João Baptista Rangel, fazendeiro do café e tropeiro, foi erguida em 1866, para sua residência urbana. Permanecendo com seus descendentes, guarda mobiliário, alfáias e documentos do Império e Primeira República. Durante a Revolução de 1932 foi ocupada pelas tropas constitucionais e federais. Localiza-se no centro histórico da cidade, na rua Frei Galvão, esquina com a rua Frei Lucas.






sábado, 29 de setembro de 2012

As 21 maravilhas - PRÉDIO DA PREFEITURA MUNICIPAL


Prédio da Prefeitura Municipal

O prédio, com a sua construção iniciada por iniciativa particular para Teatro Carlos Gomes e terminada pela Intendência como Theatro Municipal, foi inaugurado em 1894. Encenando peças das mais renomadas companhias nacionais e  estrangeiras, atendia à moda, ao gosto e ao lazer dos fazendeiros do café. Funcionou até 1920,  fechando suas portas com o término do ciclo do café. Sediou depois a Escola de Farmácia e Odontologia, abrigando na década de 60 a Câmara Municipal e, hoje, a Prefeitura. Sua fachada reproduz o estilo néo-clássico.






sexta-feira, 28 de setembro de 2012

As 21 maravilhas - MUSEU CONSELHEIRO RODRIGUE ALVES


MUSEU CONSELHEIRO RODRIGUES ALVES

O prédio foi construído em taipa de pilão pelo Dr. José Martiniano de Oliveira Borges, filho do Visconde de Guaratinguetá e passou a ser moradia do Conselheiro Rodrigues Alves quando de seu casamento em 1881. Em 1932, sediou a base da Cruz Vermelha e também de tropas federais. Sofreu sua última reforma em 1986, e atualmente conta com um acervo temático de Rodrigues Alves com mobiliário, objetos pessoais e documentos do estadista. Recebe visitantes de todas as cidades do Vale do Paraíba, principalmente estudantes e pesquisadores.






quinta-feira, 27 de setembro de 2012

As 21 maravilhas - MERCADO MUNICIPAL


MERCADO MUNICIPAL

O Mercado Municipal foi inaugurado em 7 de setembro de 1889 com a arquitetura dos grandes mercados da época, graças aos esforços da Câmara Municipal. Sua estrutura, um quadrilátero com galerias em arcos, com adro interno dotado de chafariz, sofreu grandes estragos por ocasião de incêndio parcial ocorrido em 1958.  Foi reinaugurado em 1971, após ampla reforma do prédio.






quarta-feira, 26 de setembro de 2012

As 21 maravilhas - INSTITUTO


INSTITUTO - ESCOLA CONSELHEIRO RODRIGUES ALVES

O prédio da Escola Conselheiro Rodrigues Alves, o Instituto (antiga Escola Complementar), datado de 1918, substituiu o antigo sobrado (incendiado em 1916) que pertenceu a Francisco de Oliveira Borges, Visconde de Guaratinguetá, um dos mais importantes fazendeiros de café do Vale no Século XIX. O ensino ministrado nessa Escola, inaugurada em 1903, fez Guaratinguetá  ser considerada a "Atenas do Vale do Paraíba", um centro irradiador de cultura.






terça-feira, 25 de setembro de 2012

As 21 maravilhas - IGREJA SANTA RITA


IGREJA SANTA RITA

Originada do bairro do mesmo nome, esta Igreja de Santa Rita foi erguida em 1846 pela devota Inês Teodora da Silva (enterrada na Sacristia da Igreja), com recursos conseguidos através de esmolas do povo e com a ajuda de escravos. Na reforma de 1911, recebeu elementos neo-clássicos em sua fachada, alfáias e lustres franceses em seu interior. O oráculo da igreja é entalhado em madeira de origem européia.  Marco religioso do ciclo do café, a igreja de Santa Rita é tombada como monumento de valor histórico e arquitetônico estadual e municipal.






segunda-feira, 24 de setembro de 2012

As 21 maravilhas - GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES


GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES

Instalada em 1924 no pátio da Casa do Puríssimo Coração de Maria, é obra de Monsenhor João Filippo, que erigiu esta gruta para Nossa Senhora de Lourdes (de quem era devoto ).  Ele pediu à Santa "que fossem atendidos todos os pedidos de quem por ali passasse". Seus grandes atrativos são a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e o Rio Paraíba que passa ao lado. Ponto turístico religioso de grande atração e numerosa freqüência de romeiros.  






domingo, 23 de setembro de 2012

As 21 maravilhas - GOMERAL


GOMERAL

No percurso do povoado do bairro da Pedrinha até o povoado do Gomeral são 17km. Neste trecho, a paisagem tem contornos de uma região serrana marcada pela presença de altos picos e colinas com mata exuberante. A alta altitude é (aproximadamente 1.600m) privilegia a vista da cidade de Guaratinguetá. A natureza propicia atividades de potencial como caminhada nas trilhas e cachoeiras, a prática de esportes de aventura como alpinismo e rapell, raid de jeep, asa delta, passeios de de bike, caminhadas por percursos rasos dos ribeirões e observações de fauna e flora.






sábado, 22 de setembro de 2012

As 21 maravilhas - FAZENDA NEUCHATEL


FAZENDA NEUCHATEL

Em 1885, a família Perrenoud procurou reproduzir em sua sede o réplica de uma  fazenda da cidade de Neuchatel da França. Até poucos anos encontrava-se em ruínas, mas o norte-americano Ronald Clark e sua esposa brasileira Michele Clark adquiriram a propriedade e restauraram a sede da Fazenda Neuchatel tal como era em suas formas originais.  Esta Fazenda localiza-se na bairro da Pedrinha, entre o ribeirão Guaratinguetá e os contrafortes da Serra da Mantiqueira. Fazenda colonial do ciclo cafeeiro, tem uma característica em especial que a difere de todas as outras, uma roda d’água em seu interior com quase 5 metros de altura que capta as águas das montanhas por um aqueduto que era usado para moagem e beneficiamento do café.







sexta-feira, 21 de setembro de 2012

As 21 maravilhas - FAZENDA ESPERANÇA


FAZENDA ESPERANÇA

Fundada em 1983 por frade franciscano Hans Stapel e por Nelson Giovanelli Rosendo dos Santos. A Fazenda da Esperança, localizada no bairro da Pedrinha, é uma comunidade terapêutica que, no Brasil e em outros países, acolhe jovens com o desejo de se recuperar dos mais variados tipos de vícios por meio da convivência, trabalho e espiritualidade.
Em maio de 2007, recebeu  a visita do Papa Bento XVI.
A capela em formato de tenda com sacrário e altar em pedra maciça benta pelo Papa, onde estão as relíquias dos dois santos franciscanos, Santa Crescência e de São Frei Galvão. Hoje, são mais de 300 pessoas entre casados, solteiros e solteiras, consagrados celibatários, padre, freira e freis, jovens e adultos que se doam ao trabalho de recuperação dos internos integralmente.